ARTIGOS 

Bahia recebe os melhores competidores do MTB de todo o mundo

Compartilhe

Por Verônica Mambrini

A oitava edição da Brasil Ride, entre 14 e 21 de outubro, na Costa do Descobrimento, no Sul da Bahia, terá as maiores estrelas do mountain bike mundial na disputa da principal ultramaratona de MTB das Américas. Os ciclistas pedalarão cerca de 600 km, com a altimetria acumulada em torno de 13.000 metros, entre mar e montanhas. Na área costeira de Porto Seguro, os participantes encontrarão muitos single tracks (trilhas estreitas) típicos da região. Já no interior, plantações de cacau, parques e regiões de montanhas, próximo da divisa entre a Bahia e Minas Gerais, serão as localidades responsáveis por receber as etapas com as maiores distâncias e altimetrias acumuladas.

Entre os 500 inscritos, estarão pedalando 19 ciclistas de nove países com currículos repletos de títulos nacionais e internacionais, como campeonatos mundiais, continentais e Olimpíadas, como a lenda do MTB, medalhista de ouro em Atlanta-96 e campeão mundial de 1995, o holandês Bart Brentjens.

Mais 19 ciclistas formam esse seleto grupo de estrelas de seus países confirmadas na ultramaratona. Do Brasil, estarão presentes com Abraão Azevedo, Halysson Ferreira, Henrique Avancini, Hugo Prado Neto, Raiza Goulão e Ricardo Pscheidt, os seis tendo vencido campeonatos brasileiros. Entre os portugueses, Celina Carpinteiro e Luis Leão Pinto estão confirmados como campeões nacionais, assim como Tiago Ferreira, campeão mundial e europeu. Outro holandês de destaque é Hans Becking, vencedor do campeonato holandês e bicampeão da Brasil Ride.

O austríaco Kren Wolfgang, campeão europeu e mundial de MTB Indoor, confirmou participação pelo quarto ano seguido. Dupla de Raíza Goulão, a jovem francesa Margot Moschetti carrega no currículo os títulos de campeã nacional júnior de XCO e vice-campeã européia júnior, o que torna a parceria favorita ao caneco no feminino.

Foto: Fabio Piva

Completam o time dos campeões, a tricampeã chilena Pilar Covalan, que competirá ao lado de Ana Luisa Panini, Samuele Porro, bicampeão italiano de maratona, que formará parceria com o atual campeão da Brasil Ride, seu compatriota Fabian Rabensteiner, os norte-americanos Sonya Looney, campeã Mundial de 24h, e Gordon Wadsworth, campeão nacional e da Ultra Endurance Series, formando uma dupla mista, e os dinamarqueses Sebastian Carstensen, campeão sub-23 da UCI Junior Series, companheiro de Hans Becking, e Soren Nissen, bicampeão nacional, que correrá com Luis Leão.

A oitava edição da Brasil Ride reunirá 250 equipes de 22 países e de 24 estados. No sábado (21), a Maratona dos Descobrimentos, disputada em uma única etapa, terá mais 1.000 ciclistas. Classe S1 na UCI, a competição distribui aos campeões da open e da feminina 120 pontos no ranking mundial. Nascida na Bahia, a Brasil Ride reuniu, em 2016, 500 atletas de 23 países e 24 estados brasileiros e o Distrito Federal entre os dias 16 e 22 de outubro, na Costa do Descobrimento.

Veja também